top of page

O Spravato (Escetamina), os Planos de Saúde e o Pedido Judicial

Atualizado: 12 de dez. de 2023


esculápio usado como haste de balana

Você sabia que o Spravato, nome comercial da escetamina, um medicamento inovador para o tratamento da depressão resistente, pode ser custeado pelo seu plano de saúde?

Mesmo que o medicamento não esteja no rol da ANS, você tem direito a receber o tratamento que o seu médico prescreveu, caso o seu plano cubra doenças psiquiátricas.

O Spravato é um spray nasal que age de forma diferente dos antidepressivos convencionais, modulando um receptor chamado glutamato, que está envolvido na comunicação entre as células do cérebro. Ele pode aliviar os sintomas da depressão e reduzir o risco de suicídio.

O Spravato foi aprovado pela Anvisa em 2020 e alguns o consideram o maior avanço da ciência contra a depressão em meio século. Ele é administrado sob supervisão médica, em um hospital ou clínica, e o paciente deve ser monitorado até ser considerado clinicamente estável.

Há casos em que os planos de saúde foram obrigados a fornecer o Spravato para os pacientes, mesmo sendo um medicamento fora do rol da ANS.

A prescrição médica é soberana e deve ser respeitada pela operadora de saúde, portanto, não deixe de buscar o tratamento adequado para a sua saúde e de lutar pelos seus direitos. Para saber mais sobre Spravato, há uma bula neste site: https://www.bulas.med.br/p/bulas-de-medicamentos/bula/1411460/spravato.htm

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page