"Quanto tempo demora um processo?" é uma pergunta feita frequentemente aos advogados.
O tempo de duração de um processo varia muito. Depende, por exemplo:
- o tipo de demanda;
- a complexidade da discussão;
- o volume de trabalho da vara judicial em que cair o processo.
O que costuma causar a maior demora no andamento do processo é o volume de trabalho do Judiciário, pois os advogados sempre têm prazos curtos para falar no processo (5, 10, 15 dias úteis de prazo). O que demora mais é aguardar a data da audiência, da perícia, da decisão do juiz, pois as pautas (agendas) costumam estar lotadas.
Se for JEC (o famoso pequenas causas), é possível ter uma sentença antes de 6 meses, com mais cerca de 4 meses (em média) para julgamento de um recurso.
Se o processo envolver algum Órgão Público, ele demora mais, porque eles têm prazo em dobro para falar no processo.
O processo trabalhista demora de 1 a 2 anos até ter uma sentença, porque podem ocorrer duas audiências (uma com certeza e pode ter perícia dependendo do pedido). Depois da sentença, mais cerca de 6 meses a um ano para ser julgado o recurso no TRT-RS. Depois mais 6 meses a um ano para o recurso no TST, em Brasília.
Isso tudo é uma média, ou seja, pode ser mais e pode ser menos. No que depender do nosso trabalho, os prazos para falar no processo sempre são cumpridos e também utilizamos estratégias para encurtar ao máximo o tempo de tramitação.
Commentaires